" Consumo consciente: solução para o planeta "
Consumir produtos de forma consciente é uma mudança na cultura do ecossistema como um todo. A cadeia de produção deve ser sustentável, o varejista deve disponibilizar o produto em sua gôndola assim como disponibiliza os produtos tradicionais. E o consumidor, por sua vez, deve ter a consciência dos benefícios que um produto biodegradável oferece.
O Norte , janeiro 2022
CONSUMO CONSCIENTE
Num planeta cada vez mais conectado, as fronteiras que em tempos existiam começam a desaparecer sem deixar rasto, as informações são transmitidas e captadas à velocidade da luz e os conhecimentos tradicionais são questionados. O conceito de sustentabilidade surge e a necessidade de mudança reaparece.
Apresentar novas formas de consumo aos clientes, que evite o desperdício e diminua a poluição atmosférica, é um dos caminhos que as marcas podem e devem seguir para criar uma cultura sustentável, acarretando, deste modo, grande responsabilidade.
O consumo consciente provou ser uma mudança necessária no mundo de hoje e para garantir um mundo mais sustentável, é necessário que as marcas se ambientem com o conceito eco-friendly. Consumir de forma consciente, significa decidir com cuidado e atenção aquilo que cada um de nós compra e usamos no nosso dia a dia. Trata-se de cada pessoa ser mais racional e ter conhecimento dos impactos que o produto que estamos a usar/ consumir, tem no nosso planeta.
São atitudes como evitar o desperdício de água, que nos fazem ser consumidores mais conscientes, embora que seja necessário também pensar nas consequências que a produção ou venda de determinados produtos gera no nosso planeta e o seu impacto quer a nível ambiental como social.
Percebemos então, que o consumo consciente, envolve a procura por produtos e serviços ecologicamente corretos, utilizar os bens até ao fim da sua vida útil e posteriormente realizar a sua reciclagem. O consumo em excesso leva à sobrexploração dos recursos naturais, o que pode levar à escassez destes recursos, comprometendo o equilíbrio ambiental.
" ESTE FATO DE TREINO JÁ FOI PLÁSTICO "
A Havainas Desenvolveu um modelo fato treino e segues feita a partir da reciclagem de garrafas PET. Segundo a marca, 50% de todo o material utilizado na confecção destas peças correspondam de cinco sustentável, com origem em garrafas de plástico. esta é mais recente novidade da linha de vestuário Havaianas Eco. Todos os artigos desta linha podem ser encontrados nas lojas e site da marca, sendo que o meu fato treino conta com duas opções de cami-solas ( com capuz e punhos canelados ) e, ainda, dois pares de calças ( com punhos e ciuntura elásticos ).
Marketeer, outubro 2021
" H&M APOSTA EM COLEÇÃO SUSTENTÁVEL "
Estas colecções apresentam inovação, produção e design sustentáveis. A primeira colecção a ser lançada sob este conceito apelida-se Science Story, composta pornovos materiais como EVO by Fulgar, um fio biológico derivado do óleo de rícino, e Desserto, uma alternativa à pele produzida a partir de cactos.
Marketeer, fevereiro 2021
CONSUMO CONSCIENTE COMO FORMA DE MARkETING :
O uso inconsciente dos recursos naturais gera efeitos que podem atingir não só quem os produz, mas outras pessoas, espécies e até mesmo gerações futuras. Deste modo, surgiu a necessidade de novas empresas/marcas se focarem na criação de produtos sustentáveis, visando assim, satisfazer as necessidades e/ou desejos dos consumidores e causando o mínimo de impacto ao meio ambiente.
O aumento da competitividade ao longo dos anos, fez com que marcas/empresas sentissem a necessidade de se destacar. Grande parte delas encontraram na sustentabilidade uma forma de atrair o consumidor e de se diferenciar no mercado.
Ser uma marca sustentável e amiga do ambiente, faz com que os consumidores sintam que, ao consumir os seus produtos, estão a contribuir para a causa que a mesma defende, neste caso em concreto, a sustentabilidade. Hoje em dia, acredita-se que a existência de um meio ambiente saudável é um pré-requisito para a prosperidade económica, ou seja, a existência de um ambiente sustentável é fundamental para o desenvolvimento e enriquecimento da população e do mundo. A verdade, é que existem cada vez mais opções sustentáveis no mercado, com preços cada vez mais acessíveis e competitivos.
A compra de produtos sustentáveis traz inúmeros benefícios para o planeta e, para além disso, um produto sustentável é, muitas vezes, produzido com materiais mais resistentes e duradouros. Existem cada vez mais marcas portuguesas com preocupações ambientais e de sustentabilidade, desde a originalidade dos materiais aos processos de produção, esta tendência parece ter vindo para ficar. Portugal está cada vez mais na vanguarda da produção sustentável.
" CALÇADO PORTUGUÊS INVESTE PARA SER REFERÊNCIA DE SUSTENTABILIDADE "
Segundo a responsável, um dos objetivos daquele projeto prende-se com "o desenvolvimento e a produção de novos biomateriais e componentes, alicerçados nos princípios da bioeconomia circular e do desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, criando soluções diferenciadas, valorizadas pelos clientes e consumidores, contribuindo para catalisar uma nova bioeconomia sustentável, a valorização eficiente de biorrecursos regionais e nacionais e a descarbonização".
Notícias ao Minuto , janeiro 2022
VINTAGE FOR A CAUSE
Vintage For a Cause é uma marca sustentável criada, em 2012, por Helena Antónia, sendo uma apaixonada pelo estilo de vida mais simples e sustentável, vê a moda sustentável como maneira de se conseguir expressar e, ao mesmo tempo, de contribuir para um mundo melhor. A ideia da criação desta loja foi sugerida, durante o evento de empreendimento inovação.
ABLESIA
Esta é uma marca de vestuário feminino minimalista, que preenche todos os requisitos da sustentabilidade, não deixando, ao mesmo tempo, de lado a qualidade e durabilidade das suas peças. Não sendo uma marca que acredita em tendências de moda esta dá enfase à sua própria estética e visual, sendo a intemporalidade uma das suas principais características.