"Os efeitos da pandemia no comportamento dos consumidores: temporários ou permanentes?"
Jornal de Notícias, abril 2021
VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
FATORES PESSOAIS :
Idade / Ciclo de vida : Como o avançar da idade, as necessidades e os interesses vão-se alterando, o que consequentemente influencia os nossos hábitos de compra. Este facto é perfeitamente normal e justificável, uma vez que os produtos que interessam à população mais jovem não são os mesmos que interessam a idosos. Deste modo, é fundamental conhecer a idade do público que se interessa pelos produtos para lançar uma abordagem estratégica de marketing. Também a fase da vida em que estamos influencia diretamente os nossos desejos/necessidades: casamento, nascimento de filhos, doenças, divórcio , etc.
Geração baby boomer ( 1945-1964 ) :
- cresceram a ver televisão, este meio de comunicação é o principal e preferido deles, porém existe uma parte desta que já utiliza o computador e nomeadamente as redes sociais e o email;
- especial cuidado na forma de tratamento e à clareza discursiva;
- é importante manter as redes sociais atualizadas com as informações principais, como por exemplo o número de telemóvel ou morada; criar programas de fidelidade, com base nos hábitos de consumo; desenvolver coupons de desconto, uma vez que esta geração nasceu numa fase de poupança, por isso, as promoções costumam atrai-los e incentivá-los a adquirir os produtos.
Geração X ( 1965-1980 ) :
- primeiros a usarem o computador, assim sendo prioriza muito mais este meio do que qualquer outro. A melhor forma para se comunicar com eles é através das redes sociais e do email.
- comunicação simples e direta, apresentando logo as vantagens da compra do produto/serviço;
- para o atrair, é fundamental criar conteúdos informativos, onde se destaque os benefícios que terão quando comprarem o produto.
Geração Y ou Millenials (1980-1999 )
- geração mais conectada, consciente de todos os problemas do mundo, assim sendo, valorizam produtos/serviços com benefícios globais;
- comunicação breve, direta, detalhada, sem muitos formalismos e personalizada;
Geração Z ( 2000-2010)
- esta geração dispensa os computadores e está completamente rendida ao telemóvel. Privilegiam uma comunicação instantânea e por isso preferem SMS ao e-mail.
- linguagem simples, autêntica e natural, de forma que se consigam identificar;
- campanhas criativas com humor, música e vídeo por exemplo.
Geração Alpha ( após 2010) :
- ainda sem características precisas, o que se sabe mesmo é que nunca uma geração teve tanto acesso a informação e educação como esta, o que vai trazer certamente os seus desafios.
" Por que é importante acompanhar as tendências geracionais? "
Embora a discussão pareça fútil, o tema tem inflado as redes sociais e dividido opiniões. Assim, boa parte das estratégias de marketing tem seguido por essa linha, uma forma também de conhecer melhor o consumidor de ambas as gerações. Essas são estratégias valiosas para que as empresas reconheçam os costumes e preferências de seus clientes, algo fundamental para garantir umaexperiênciadoclientesatisfatória e personalizada.
Consumidor Moderno , junho 2021
" Pandemia faz diferentes gerações ganharem mais características em comum do que nunca "
Proficiência digital, responsabilidade social e preocupações com a saúde, com a economia e com as mudanças climáticas tornam mais tênue a linha que separa diferentes gerações. A pandemia de Covid-19 tem embaralhado algumas das características comumente atribuídas a esses grupos, acelerando a proficiência digital entre as gerações mais velhas e antecipando a preocupação com a economia, com a estabilidade financeira e com o futuro para as mais novas.
Consumidor Moderno, abril 2021
Situação económica / Ocupação: Afeta diretamente a situação económica de cada indivíduo e consequentemente, os produtos e serviços que estes irão adquirir.
Estilo de vida, atividades, interesses e opiniões: O estilo de vida engloba tudo aquilo que o indivíduo faz no seu tempo livre, ou seja, os seus interesses, hábitos diários, círculos de amigos, etc. Este facto explica porque alguns consumidores estão dispostos a gastar valores altos com certos tipos de produtos, enquanto outros preferem gastar apenas com o essencial, fugindo do supérfluo.
Personalidade e autoconceito : Refere-se às características psicológicas únicas que levam a respostas consistentes e duradouras em relação ao meio envolvente. A nossa personalidade influencia na escolha da nossa profissão e das nossas amizades, aparece nos interesses, nas aspirações futuras e em quase tudo na nossa vida. Por isso, este é um fator determinante nas decisões de compra de cada um.
Estas características são únicas de cada ser humano, apesar de ser possível identificar aspetos semelhantes em pessoas e agrupá-las de acordo com as características da sua personalidade. Características essas como autoconfiança, submissão, autonomia, domínio, sociabilidade, adaptabilidade e postura defensiva.
O autoconceito é uma identidade composta por uma coleção subjetiva de pensamentos, perceções e sentimentos. Inclui personalidade, habilidades, ocupação e as várias funções pessoais e profissionais que o consumidor assume. Os consumidores usam produtos para apoiar os seus autoconceitos.
Cultura : Determinante para definir os desejos do cliente. A criança é desde o seu nascimento exposto à influência da família e valores gerados por estes ou pelo país em que se encontram.
" Geração Z: 46% dos consumidores tomaram decisões de compra com base em questões sociais "
Grande Consumo , dezembro 2021