"Crenças e as suas influências em nossas ações e resultados"
Administradores, abril 2014
saber mais"Somos seres de necessidades, de fome e de sede, de vazios que pedem alívio ou fuga. Desde que abrimos os olhos pela manhã sentimos necessidades e - como elas produzem desconforto e ansiedade - saímos a campo. Para além das básicas - as que sustentam a vida física - temos necessidades sofisticadas que mantém o coração em paz."
VidaSimples, janeiro 2022
VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
FATORES PSICOLÓGICOS :
Motivação : Cada pessoa tem necessidades sendo algumas destas biológicas, associada à fisiologia, como por exemplo a fome, ou psicológicas, que advêm do psicológico, como a necessidade de reconhecimento, estima interação. A necessidade transforma-se em motivo quando faz com que a pessoa interaja em prol desse objetivo.
Teoria de Freaud : Segundo Sigmund Freud, as forças psicológicas que formam o comportamento dos indivíduos são inconscientes e ninguém consegue entender as próprias motivações. O laddering é uma técnica que permite definir as motivações, desde as mais superficiais até as mais profundas. Quando se decide fazer uma pesquisa de motivações, os especialistas realizam questões, interpretam imagens, associaçam palavras e muitas outros processos para, deste modo, descobrir os motivos profundos.
Teoria de Maslow : Segundo Abraham Maslow, as necessidades humanas são ordenadas de forma hierárquica, desde a mais indispensável à menos relevante, assim sendo, o ser humano procura satisfazer as mais importantes primeiro, seguidas das restantes.
Necessidades Secundárias :
- Realização pessoal : moralidade, criatividade, superação, espontaneidade, ausência de preconceitos, aceitação dos fatos
- Estima : auto-estima, confiança, respeito aos outros e dos outros
- Social : amor, afeta, comunicação, amizade, pertença, intimidade sexual
Necessidades Primárias :
- Segurança : física, material, moral
- Fisiológicas : ar, água, comida, excreção, sono, homeostase, sexo
"Motivação para o trabalho: o dilema de Maslow"
Na visão de Maslow, o comportamento de uma pessoa no trabalho é determinado por sua necessidade mais premente. Assim, para se entender porque uma pessoa é ou não motivada no trabalho, é preciso entender suas necessidades mais importantes. Em sua teoria, Maslow estabelece uma hierarquia de necessidades humanas, aparecendo as fisiológicas em primeiro plano, seguindo as de segurança, social, estima e finalmente auto realização.
Administradores, abril 2019
Perceção : Processo através do qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta informação para definir o mundo segundo três pontos:
- Atenção seletiva - tendência para as pessoas não prestarem atenção à maioria da informação a que estão expostas ponto o que acontece é que o nosso cérebro não consegue processar a grande quantidade de informações que recebemos a todo tempo;
- Distorção seletiva- tendência para as pessoas em deportarem informação de uma forma que irá apoiar aquilo que já acreditam;
- Retenção seletiva- tendência em lembrar os pontos Fortes da marca que gostam esquecer os pontos fortes da marca concorrente.
Processos de percepção:
- Posição;
- Atenção - capacidade de tratamento da informação após a exposição;
- Compreensão - capacidade de interpretar a informação e categorizá-la em função de outras informações retidas na memória;
- Aceitação - a informação não deve ser contraditória com as convicções dos indivíduos e deverá provir de uma fonte credível;
- Retenção - a informação é transferida para a memória.
Crenças : Os princípios e crenças de uma pessoa fazem parte de um conjunto de valores que estão intimamente ligados a quem ela é. Assim sendo, uma empresa deve procurar investir naquilo que é importante para os seus consumidores e não em crenças contrárias.
Pensamento descritivo que uma pessoa tem acerca de algo baseado em:
- Conhecimento;
- Opinião;
- Fé.
"Qualidade de vida no trabalho e suas implicações sobre o desempenho e produtividade do colaborador"
A qualidade de vida no modo singular e inserido no ambiente de trabalho. Bem como, ganha destaque no presente estudo a instância motivação por meio da teoria das necessidades de Abraham Maslow.
Jornal Tribuna , junho 2021
"O QUE NOS LEVA A ACREDITAR EM TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO"
As teorias da conspiração multiplicaram-se com a pandemia, criando uma versão alternativa da realidade, uma distorção que poderá ter por base crenças antigas, algumas até associadas a histórias de bruxaria, apontam os investigadores. Acreditar mais ou menos em teorias e cabalas depende muito de fatores como desemprego, idade ou traços de personalidade.
Jornal de Notícias, dezembro 2021
Aprendizagem : Alterações no comportamento de um consumidor decorre da experiência que ocorre através da interação de :
- Estímulos internos;
- Estímulos externos;
- Pistas;
- Respostas;
- Reforços.
Atitude : Descreve uma pessoa relativamente a avaliações consistentes, sentimentos e tendências em relação a um objeto ou ideia.
Componentes das atitudes:
- Componente cognitiva : conjunto de crenças que um consumidor tem sobre determinado objeto. Ex: Produto com poucas calorias; contém cafeína; tem um preço competitivo; produzido com elevada tecnologia.
- Componente afetiva: conjunto de sentimentos ou emoções associados a um determinado objeto. Ex: Gosto de Coca-Cola Diet; os eletrodomésticos Míele são bonitos.
- Componente comportamental : tendência para responder de uma determinada forma a um objeto ou atividade. Ex: Vou comprar um Mercedes!
"Parar de estudar matemática afeta o cérebro e o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes"
Este tudo proporciona um novo nível de compreensão biológica do impacto da educação no cérebro em desenvolvimento e do efeito mútuo entre biologia e educação. "Ainda não se sabe como a disparidade pode ser evitada, nem as suas implicações a longo prazo", diz o mesmo investigador. "Como nem todos os adolescentes gostam de matemática, devemos pesquisar possíveis alternativas, como o treino em lógica e raciocínio, que envolvem a mesma área do cérebro que a matemática."
Visão , junho 2021
INVESTIGAÇÃO DEMONSTRA :
- A componente cognitiva é mais fácil de alterar do que a componente afetiva;
- Uma atitude que se apoia em crenças incertas evolui mais facilmente do que atitudes arreigadas ou convicções;
- As atitudes que correspondem a níveis de implicação elevados resistem melhor do que as outras;
- As atitudes são mais fáceis de mudar quando são conflituais.
MEDIDA DAS ATITUDES
Medidas diretas: Procuram detetar e quantificar atitudes
Exemplos:
- Escala de Likert;
- Escala de Thurstone;
- Sondagens de opinião;
- Teoria de Fishbein;
Medidas indiretas: Surgem com o objetivo de ultrapassar as limitações das medidas diretas, nomeadamente a capacidade do indivíduo influenciar certas respostas dos questionários ou sondagens.
Escala de atitudes, pressupõem os seguintes princípios:
- As atitudes podem inferir-se das opiniões expressas;
- As afirmações contidas nas escalas têm o mesmo significado para todos;
- As atitudes podem medir-se de modo a traduzirem-se em notas numéricas e representadas em escalas.
ESCALA DE LIKERT:
• Valorização de itens baseia-se em dados empíricos no grupo alvo;
• O sujeito assinala o grau em que está de acordo ou não com a opinião expressa;
• Os itens não são independentes entre si.