"Um líder tanto influencia para o mal quanto para o bem", diz Luiza Trajano
g1 , setembro 2021
VARIÁVEIS EXPLICATIVAS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O QUE SÃO GRUPOS SOCIAIS ?
A sociedade em si, apresenta uma estrutura heterogénea porque cada ser humano é único e as pessoas, em conjunto, compõem essa mesma sociedade. Esta está formada por grupos. Um grupo social é constituído por pessoas que apresentam características similares e que realizam atividades e projetos quotidianos em companhia de outras pessoas.
Os grupos sociais partilham:
- Interesses e objetivos comuns
- Valores e normas comuns
- Estruturas comuns
- Estatutos e papéis sociais Interação social
OS GRUPOS SOCIAIS PODEM SER :
Grupos de pertença : Os grupos de pertença são aqueles que fazemos parte independentemente da nossa vontade. Ex: família, professores, colegas de escola e colegas de trabalho, equipa desportiva.
Grupos de referência : Os grupos de referência são aqueles que não pertencemos, mas que gostaríamos de vir a pertencer ou a que pretendemos vir a pertencer. Condicionam o nosso comportamento, pois adotámo-los como modelos.
TRÊS FORMAS DE INFLUÊNCIA DE GRUPO DE REFERÊNCIA :
- Influência informativa: O indivíduo procura conhecimento e experiências relativa às marcas;
- Influência utilitária: A decisão de compra é influenciada, pelas preferências das pessoas com quem o indivíduo mantém interações sociais;
- Influência expressiva de valor: O indivíduo considera que aqueles que usam/compram determinadas marcas possuem características que ele gostaria de ter;
- Grupos de aspiração : Grupos a que se deseja pertencer.
LÍDERES DE OPINIÃO LÍDERES DE OPINIÃO :
Um líder de opinião é uma pessoa que influencia as ações e atitudes de outras pessoas. São pessoas cujo comportamento têm forte impacto sobre o comportamento dos outros. São aquelas pessoas que devido às suas características, qualidades individuais, conhecimento, personalidade, exercem influência sobre outros indivíduos. E por isso podem exercer muita influência sobre a venda de produtos e serviços.
Uma estratégia de marketing interessante para qualquer empresa é identificar líderes de opinião associados às suas categorias de produtos ou, dentro dos grupos sociais, aquelas pessoas que são formadoras de opinião. No caso dos bens de compra rotineira, a figura do líder de opinião também é muito relevante, pois colocar a sua imagem em peças de merchandising, por exemplo, é uma das formas de obter retorno. Geralmente as empresas buscam a identificação dessas pessoas baseada na admiração (como atletas), na aspiração (celebridades), na empatia (com uma pessoa) ou no reconhecimento (de uma pessoa ou de uma situação). Ou seja, as empresas precisam de identificar líderes de opinião, que normalmente são criados pelos media.
As celebridades são o tipo mais comum de apelo de grupo de referência. Quando são vistos, são desejados pela sua vida, pelo seu status, e assim os consumidores vão adquirir o produto para se sentirem mais perto deles. Mas não é só isso... a celebridade dá credibilidade e transmite confiança.
Tendências das redes sociais para 2022. "Conteúdos reais, orgânicos e verdadeiros"
O marketing de influência é algo que tem vindo a crescer e a transformar-se ao longo dos últimos anos, não é algo estanque e nunca o será. Na Notable estamos sempre atentos a tendências mas acreditamos sempre que as marcas e influenciadores devem seguir um caminho contínuo de crescimento e consolidação e não devem seguir tendências voláteis que podem não fazer sentido a médio e a longo prazos.
Diário de Notícias, janeiro 2022
INFLUENCER :
Em pleno século XXI, ser influencer tornou-se uma das profissões mais desejadas e bem pagas de hoje em dia. Com a forte ascensão das redes sociais, as mesmas fizeram realçar este novo trabalho de "digital influencer". O conhecido "Marketing de Influência", é quando as marcas pagam ou incentivam os influenciadores a divulgar um conteúdo específico, com a finalidade de promoverem um dos seus produtos, bens ou serviços, gerando assim, novas oportunidades que possam atrair novos clientes. O marketing de influência é uma forma ampliada do marketing de "boca a boca", uma das maneiras mais antigas e eficazes de se fazer marketing.
Em Portugal, as "social media influencers" também já se tornaram um fenómeno. De entre milhares, as que se destacam, quer seja pelo crescente número de seguidores que têm nas suas redes sociais, ou pela admiração que recebem do seu público, são elas, a Pipoca Mais Doce, Cristina Ferreira, Liliana Filipa, Helena Coelho, Rita Pereira, Catarina Gouveia, entre outras. Assim, o mercado adotou medidas preventivas para especificar os diferentes tipos de influenciadores digitais com a finalidade de diferenciá-los quanto à sua natureza (moda, desporto, sustentabilidade, etc).
"Influencers e solidariedade: usar a influência para um bem maior ou manobra de marketing?"
Público, dezembro 2021
EXPLORERSSAURUS
COMO LÍDERES DE OPINIÃO PÚBLICA :
Raquel Janeiro, de 25 anos, e Miguel Mimoso, de 31 anos, são dois jovens portugueses que vivem à descoberta do mundo. Apaixonados por viagens e um pelo outro , este casal conta as suas aventuras através da página de Instagram @Explorerssaurus_. A sua conta teve início em agosto de 2017 e hoje em dia, dispõe mais de 1,3 milhão de seguidores.
Desde então, foram mais de 900 fotos inspiradoras e aventuras sem fim partilhadas nas suas redes sociais, muitas delas compiladas no livro que acabaram de lançar: "As aventuras, dicas e segredos dos viajantes mais famosos no Instagram ", onde o casal confessa ver o mundo como o seu quintal.
COMO EXERCEM INFLUÊNCIA :
É através do Instagram, que o casal partilha as suas histórias, sempre com o maior detalhe possível, o que lhes permitiu destacarem-se e atingirem grande influência no mundo digital. No seu perfil, é nos possível encontrar locais de hospedagem, restaurantes e locais de visita, adversidades e momentos únicos que o casal vai vivenciando ao longo da sua descoberta pelo mundo. Contudo, os seus posts traduzem-se em imagens idealizadas e construídas ao pormenor, desde os acessórios e roupa utilizada, aos locais e edição empregue.
O impacto nas redes sociais foi tanto que para além das suas fotografias se terem espalhado pelos demais utilizadores , o casal criou uma plataforma online de nome "Club Life Design", onde procuram inspirar outros usuários a construir uma vida pela qual são apaixonados, dominando o mundo digital. O jovem casal ensina os usuários a criar conteúdo cativante, a aumentar sua comunidade em torno desse conteúdo e, consequentemente, construir fontes de renda lucrativas em cima de tudo isso. O resultado final é um estilo de vida com mais liberdade para a família, viagens e passatempos.
Para além disso, Raquel e Miguel criaram inúmeros packs de edição de fotografias que utilizam na reprodução das suas publicações nas redes sociais .
COMO FORMADORES DE OPINIÃO :
Quando começou, o casal de exploradores nem sabia que era possível receber dinheiro com o Instagram ao fazer aquilo que mais gostam, muito menos, que seria possível, fazer deste, um trabalho mais rentável do que aquele que tinham anteriormente. Já lá vão três anos, muitos trabalhos com marcas e cenários de sonho num só feed de Instagram.
"Tirámos uma fotografia no Sri Lanka, em que eu estou de fora no comboio, e essa foto foi a primeira vez que aparecemos nos media em Portugal e internacionalmente, mas por maus motivos. As manchetes eram todas com algo do género 'casal estúpido de instagramers põe a vida em risco por likes'", conta Raquel.
Miguel ficou abalado com a forma como estavam a ser expostos, mas a namorada tentava ver as coisas de um ângulo positivo e transmitia-lhe que a exposição relativa àquela fotografia, sobre a qual estavam de consciência tranquila, ainda lhes ia trazer coisas boas. E o que é facto é que este foi um dos maiores booms da conta. Depois de apareceram na imprensa internacional pelos piores motivos, se hoje pudessem voltar a ter destaque num jornal, sabem que este podia ser bem mais positivo. "Pessoas como nós, não necessariamente criadores de conteúdos de viagens, têm mostrado que há um outro mundo para lá do trabalho das 9h às 17h ou ter de trabalhar para outra pessoa numa empresa importante para ser bem sucedido", diz Raquel.
CARACTERÍSTICAS LHES ACRESCENTAM CREDIBILIDADE :
A naturalidade e veracidade com que comunicam, diariamente, através das suas plataformas, permite a estes dois jovens, a criação de credibilidade perante os seus seguidores.
COMO RESPONSÁVEL DE MARKETING, COMO AVALIO O RETORNO DA UTILIZAÇÃO DESTES INFLUENCERS PARA A MARCA ?
O convite a influencers para a promoção de marcas, tem como principal objetivo um alcance maior do produto, quer seja pelo alcance de novos clientes, quer seja pela captação de um maior reconhecimento da marca. No caso dos Explorerssaurus, os seus patrocínios baseiam-se, essencialmente nas suas viagens ( restaurantes, estadias em hoteis, etc. ), inclusive o casal foi capa de uma campanha de verão da TopAtlântico.
EXEMPLO DE UMA SITUAÇÃO EM QUE A ASSOCIAÇÃO DE UMA MARCA A UMA CELEBRIDADE FOI NEGATIVA :
BLACKBERRY AND ALICIA KEYS
Em 2013, a cantora Alicia Keys foi nomeada a nova diretora criativa da marca blackberry mas depois publicou um tweet em que aparecia 'enviado do meu Iphone', perdendo então a sua credibilidade visto que representava outra marca. Ainda se tentou desculpar a dizer que foi hackeada mas os seguidores não acreditaram.