"PRIORIDADES PARA O MARKETING 2022 "
A pandemia forçou uma onda de prudência enquanto a tecnologia continuo avançando. Como os marketeiros estavam sobrecarregados com as expectativas de prestação de contas, a criatividade e a experimentação tiveram que ficar em segundo plano.
Meio&Mensagem, janeiro 2022
MARKETING
O marketing é um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valores para os clientes. Para atingir os objetivos da organização é necessário focar nas necessidades e desejos do mercado alvo e satisfazê-los mais do que os seus concorrentes, administrando uma relação com os mesmos.
DO MARKETING TRADICIONAL AO MARKETING MODERNO
Se no marketing tradicional, as empresas valorizavam vender o que produziam, o que deixava pouco nenhum espaço intervertido aos consumidores nos processos de mercado, hoje em dia, no marketing moderno, o principal foco tornou-se o consumidor e a importância de manter uma relação com o mesmo. Deste modo, cresce assim a necessidade de se estudar o comportamento dos consumidores, as suas preferências e processos de escolha.
As vantagens em estudar o consumidor refletem-se pelo menos a três níveis:
- Nas empresas - obtêm informação pertinente de apoio à gestão, facilitando ajustes no marketing-mix e permitindo antecipar estratégias futuras;
- Nos consumidores - as informações que disponibilizam permitem às empresas e instituições adequar a oferta às suas necessidades e desejos;
- Na sociedade - um maior conhecimentos dos hábitos da população, permite legislar em conformidade, agilizar instituições públicas e promover o bem social.
"O MARKETING LIDERA O NEGÓCIO"
"Marketing Leads Business" é o novo posicionamento do IPAM e espelha a missão de acompanhar as principais tendências no mundo da Gestão e a importância crescente que o Marketing tem vindo a assumir dentro das organizacões, preparando-as para o novo ciclo de crescimento."Hoje, áreas como o Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia e Comunicação revelam ter um impacto preponderante dentro das empresas e contribuem, de facto, para a obtenção de mais e melhores resultados.
Marketeer, setembro 2021
" AS PRIORIDADES DOS LÍDERES DE MARKETING "
- Envolver-se com os consumidores em tempo real
- Inovar
- Criar uma jornada de consumidor coesa entre diferentes canais e dispositivos
- Colaboração
- Estruturas e processos organizacionais insuficientes
Marketeer, outubro 2021
INBOUND MARKETING
O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo, ou seja, é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes, utilizando contéudo relevante. Diferencia-se do Marketing Tradicional, uma vez que, não são realizadas compras de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros. Em suma, Na prática, a empresa gera conteúdo de qualidade para conseguir autoridade na internet. A partir daí, os clientes são captados através dos assuntos que eles procuram e que fazem parte do site da empresa.
" Para que o inbound marketing consiga este direcionamento voluntário, é fundamental articular três estratégias base: otimizar os mecanismos de pesquisa, através do recurso a SEO - conjunto de técnicas que otimiza sites, blogues e páginas da web, para alcançar bons resultados orgânicos nos motores de pesquisa de forma a gerar tráfego (melhor posicionamento + cliques + conversões); ter presença nas redes com o objetivo de promover o relacionamento entre a empresa e as pessoas (maior visibilidade + proximidade + interesse) e criar conteúdos "vencedores", ou seja, relevantes, que educam, satisfazem necessidades e resolvem problemas, sem que haja uma abordagem comercial direta. O segredo para que estes conteúdos sejam vencedores, ou seja, eficazes na tarefa de atrair e captar a atenção do leitor/utilizador, gerando valor e credibilidade para a marca, é emocionar, envolver e proporcionar benefícios concretos aos (futuros) consumidores: melhores conteúdos + confiança + credibilidade. A partir daqui é mais fácil trabalhar o relacionamento com o potencial cliente, com vista à sua fidelização. "
(Baptista, D. Marketeer, 2021)
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O estudo do comportamento do consumidor surgiu do conceito actual de Marketing, que se centra nas necessidades do consumidor e na sua adequada satisfação. Deste modo, podemos caracterizar este estudo, como a análise de um conjunto de actividades desenvolvidas por uma pessoa ou organização desde que sente uma necessidade até ao momento em que a satisfaz, pela compra de um bem ou serviço e sua utilização posterior.
O guru do marketing Philip Kotler define comportamento do consumidor como a área que estuda como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Desde o surgimento da internet, o processo de decisão de compra deixou de ser tão linear, o que valorizou e tornou ainda mais essencial o recurso a este processo, já que permite às empresas definir ações e estratégias para participar do processo de decisão.
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR INCLUI TRÊS ASPETOS :
- O comportamento de compra ou aquisição (individual ou em grupo; para consumo próprio ou de terceiros como família ou amigos) abarca todas as atividades desenvolvidas para obter um bem ou serviço, incluindo o seu pagamento;
- Comportamento de uso ou de consumo final por parte dessas mesmas pessoas;
- Os fatores internos e externos que influem quer no processo de compro quer no uso ou consumo do bem adquirido.
É essencial conhecer o que motiva o consumidor, como este adquire ou como utiliza os bens. Isto permite :
- Identificar necessidades atuais e futuras;
- Melhorar a capacidade de comunicação com o cliente;
- Obeter a sua confiança e fidelização;
- Planear a ação comercial mais corretamente.
O conhecimento das necessidades do consumidor, do processo de decisão de compra e dos fatores condicionantes beneficia ambos os intervenientes na relação de troca.
Para o consumidor: facilita, orienta e torna mais satisfatório a compra e o consumo de bens ou serviços (produtos mais ajustados, preços razoáveis, distribuição e comunicação mais adequadas).
Para a empresa: o conhecimento das necessidades do consumidor é o ponto de partida para traçar a estratégia comercial, a qual, se estiver mais adaptada ao consumidor, fará aumentar a procura dos produtos/serviços oferecidos.
"CRIAR VÍNCULO EMOCIONAL COM OS CONSUMIDORES"
A incapacidade de uma marca criar uma ligação emocional com os consumidores tem um impacto direto na forma como é vista pelos mesmos. Segundo um estudo da Iris, pode provocar apatia e desconfiança que, em última instância, influenciam negativamente os resultados do negócio, ou seja, as vendas.
Marketeer, 2021
" O relacionamento com o consumidor e a fidelização de clientes são consideradas hoje umas das coisas mais importantes nas quais um negócio deve se focar. Uma empresa que compreende a importância do relacionamento com o cliente e prioriza a gestão de relacionamento com cliente, certamente tira uma boa vantagem competitiva no mercado. A empresa que mantém canais de comunicação sempre abertos e com atendimento humanizado, podendo, tem mais chances de gerar a fidelização de clientes. É uma maneira ativa e empática de fazer atendimento, que de certa forma consegue antecipar as necessidades dos clientes. "