"Transformação digital: o mundo não é mais como era antigamente"

Muito se fala em transformação digital, mas como isso tem impactado nas empresas e mudado a forma de enxergar o seu produto, o seu serviço e cliente ?

saber mais

Meio&Mensagem, abril 2019

"Ascensão do digital movimenta reinvenção dos jornais impressos"

Queda de tiragens indica mudanças de hábito de consumo de notícias, questionando modelos de negócio de grandes veículos jornalísticos tradicionais.

saber mais

Meio&Mensagem, dezembro 2021

O Mundo Digital

Num planeta cada vez mais conectado, as fronteiras que em tempos existiam começam a desaparecer sem deixar rasto, as informações são transmitidas e captadas à velocidade da luz e os conhecimentos tradicionais são questionados.

A evolução do uso da tecnologia aconteceu em ritmo acelerado nos últimos anos. A internet popularizou-se, ficando acessível para a maioria parte da população. Biometria, reconhecimento facial, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e outras tecnologias deixaram de ser "coisas futuristas" e passaram a fazer parte no nosso dia a dia.

Acompanhar essa evolução é essencial para qualquer um que se queira destacar dentro do mercado, e também atender as necessidades dos consumidores. 

"O Trabalho em Plataformas Digitais"

Joana de Sá, Ana Cardoso Monteiro e Luís Gonçalves Lira escrevem sobre as medidas da proposta de Diretiva, apresentada pela Comissão Europeia, que pretendem melhorar as condições de trabalho nas plataformas digitais.

saber mais

Pra.pt , janeiro 2022

"Disney patenteia tecnologia para trazer metaverso a parques temáticos"

A gigante multinacional do entretenimento teve uma patente aprovada para tecnologia que busca trazer o metaverso para seus parques temáticos.

saber mais

Exame. , janeiro 2022

Negócios Digitais

O negócio digital refere-se às empresas que usam tecnologia e internet para desenvolverem e comercializarem os seus produtos, bens ou serviços. Esta é uma nova era do mercado que foi revolucionada pelo surgimento da Internet.

Grandes exemplos que existem atualmente sobre os negócios digitais são a Amazon, Netflix, Uber, entre muitos outros, sendo que estas grandes empresas somente operam por via digital.

Uma das principais características que um negócio digital apresenta é o uso de tecnologia existente para reduzir custos, coletar dados e fornecer uma melhor experiência ao cliente. O negócio digital concentra-se sobretudo em obter vantagem competitiva da tecnologia.

Outra característica importante que os mesmos apresentam, é a versatilidade que eles têm em mudar consoante o mundo muda também, com o objetivo de manterem a competividade no mercado de trabalho.

" A ARTE DO TRABALHO CRIATIVO DIGITAL "

"Em primeiro lugar, fazer trabalho criativo para Digital é, em si mesmo, uma arte que, como qualquer outra, não é nada fácil. Trata-se de um meio em que a atenção do consumidor está (agora ainda mais) dividida, no qual o imediatismo e a fluidez da journey são absolutamentecríticos e tudo aquilo que surja antes, no meio ou ao lado do conteúdo que desejamos ver, é muitas vezes considerado incomodo ou é simplesmente descartado. A capacidade de atrair essa atenção tão dividida e de ser um "bom intruso" é, pois, o primeiro desafio.O segundo desafio do Digital tem que ver com a entrega da própria mensagem.É como se existisse sempre um contador (com muito poucos segundos úteis) para mostrar "ao que vamos", para ser relevante ou... passar à história. E, isso, implica muitas vezes inverter a lógica criativa, mudar o storytelling. Passar de intrigar, fascinar e finalmente desvendar para se começar a desvendar e "rezar" para quefiquem connosco até ao fim.Fazer boa publicidade com duração contada é um desafio para quem adora contaruma boa história, porque inverte a mecânica da história tradicional. Há que aprender a contar uma história no Digital. Nada fácil. Mas o desafio não se esgota aí. Quem comunica no Digital tem de estar consciente se está a trabalhar a fase passiva ou activa da journey de um cliente. Porque, quando se trata deste último caso, a palavra de ordem é "converter". É curioso como nesta fase a criatividade se cruza tanto com a operacionalização da mesma. É quase como se a ideia e a mecânica se equilibrassem na relevância. A comunicação fica mais instrumental, mais funcional, mais táctica.Para marcas que sejam envolventes, é quase como se estivessem a assumir uma dupla personalidade."


Marketeer, 2021

Filipa Gomes | Universidade Lusófona do Porto | Comunicação Aplicada | 2021-2022
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora