"As plataformas mudam, mas os princípios continuam"
Manter-se atualizado com a ascensão constante do mundo digital é o ponto de partida para se adaptar às mudanças. Frente a isso, as marcas devem estar atentas às plataformas e entender como cada uma delas funciona para, assim, moldar os conteúdos e saber escolher a dedo um porta-voz. É aqui que entram os influenciadores, universo que tem crescido consideravelmente nos últimos tempos.
Metropoles, dezembro 2021
REDES SOCIAIS
PROSSUMERS
Aparece assim uma nova classe de consumidores: os "prosumers". A opinião do público é difundida cada vez mais facilmente por meio de blogs, websites de relacionamento e outras formas de conectividade, aumentando a complexidade do contexto e dos fatores externos que influenciam os hábitos dos consumidores.
Prosumers é um termo que foi originalmente criado por Alvin Toffler em seu livro de 1980, "The Third Wave" (A Terceira Onda). É uma junção das palavras producer (produtor) e consumer (consumidor) e seu significa nada mais é que o consumidor que atua ao mesmo tempo como produtor e consumidor.
Os prosumers ditam tendências, ou seja, eles são influenciadores que geram opiniões importantes - positivas ou negativas -, principalmente via internet. É aquele consumidor que se envolve com a marca, que quer conteúdo porque ele gosta da marca. Se bem engajados eles serão "defensores" da marca da empresa e irão difundir a mensagem proativamente, visando audiência, destaque, reputação e respeito para a marca.
Os prosumers são considerados atualmente os principais influenciadores e tornaram-se a chave para prever tendências emergentes quando o assunto é comportamento de consumo.
"O prosumer tende a ser mais engajado e, quiçá, apaixonado da categoria. Importante mencionar que ele não apenas gasta bastante dinheiro, mas ele é dotado de interesse pelos serviços e produtos de um determinado ambiente mercadológico", informa Gabriel Rossi, consultor em Marketing e palestrante.
Revista EBS , abril 2020
COMUNIDADES
As organizações podem utilizar a comunicação nas plataformas sociais como forma de transmitir e divulgar as suas mensagens, estimulando o surgimento de comunidades de marca. Nestas comunidades, os consumidores interagem com outras pessoas que adquiriram o mesmo produto ou serviço.
Segundo a revista Forbes, a ascensão do TikTok durante a pandemia teve uma ampla cobertura. No primeiro trimestre de 2020, a plataforma teve 315 milhões de downloads - mais downloads em um trimestre do que qualquer aplicativo em toda a história. Oitenta e sete por cento dos usuários pertencentes à geração Z, porém, concordam que o Reels é muito semelhante ao TikTok. O Reels também tem 22% a mais de engajamento do que os conteúdos de vídeo comuns. O Instagram Reels não é o único formato de microvídeo que promete crescer em 2022. Veja, por exemplo, o YouTube Shorts, uma experiência de vídeo curta lançada pelo Google em 2020. O principal argumento em prol do YouTube Shorts é sua base de usuários institucional: a cada mês, 2 bilhões de espectadores visitam o YouTube. As marcas que tirarem proveito dessa tendência dos microvídeos - um formato aparentemente preferido pelos algoritmos - vencerão em 2022.
"Criação de conteúdo deve ser um modelo de negócio"
Em entrevista exclusiva, especialista aborda importância dos influenciadores nas estratégias das marcas e posicionamento dentro do Metaverso.
Metropoles, janeiro 2022
MONITORIZAÇÃO
Se usarmos as ações para a monitorização das redes sociais, as organizações conseguem localizar indivíduos formadores de opinião e disseminadores de ideias.
Assim, por meio da análise de tendências, nas redes sociais é possível realizar a identificação, a recolha e o armazenamento de dados dos utilizadores, os quais são transformados em informações por meio de medidas e relações matemáticas (algoritmos).
GESTÃO DA REPUTAÇÃO
A gestão de reputação é uma ação muito usada por diversas empresas presentes nas redes sociais, porque possibilita identificar a perceção dos consumidores em relação aos seus produtos, aos seus serviços e às suas marcas.
Cada vez mais, os consumidores têm voz ativa e pensamento crítico, por isso é necessário estabelecer um relacionamento de confiança e honestidade.
ENGAGEMENT
A utilização das redes sociais para a obtenção de rendimentos ainda é uma novidade. Porém, algumas organizações já vendem os seus produtos nesse meio e remuneram, mediante comissões, pessoas cujos amigos por elas indicados efetuarem compras. Assim, os especialistas têm afirmado que o engagement é o principal meio de colaboração: o foco do engagement é a relação entre a empresa e o consumidor.