" 6 tendências de Beleza que vão tomar conta de 2022"
Quando falamos de tendências, temos que falar de Beleza. A indústria está em constante mudança, sofrendo umas quantas atualizações - até de mês em mês -, sempre com novidades, ainda para mais agora com o boom das redes sociais. Estamos no início de 2022 e a seguinte pergunta impõem-se: quais as tendências de Beleza que vão dominar até dezembro?
Miranda, janeiro 2022
"Seis grandes tendências digitais em que devemos ficar de olho em 2022"
De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, 2021 foi um ano de transformação: as pessoas, as corporações e a sociedade começaram a olhar para frente influenciando seu futuro, em vez de apenas sobreviver ao presente.
BBC, janeiro 2022
TENDÊNCIAS
Com vista à compreensão do consumidor, é necessário a realização de uma abordagem multidimensional, que passa por entender quatro específicas áreas: a psicologia, a sociologia, a antropologia e a economia. A sociologia, focaliza o seu estudo a vida social humana, analisando as diferentes culturas, classes sociais e grupos de referência. Por outro lado, a psicologia centra-se no estudo do indivíduo, na sua personalidade, atenção, perceção, aprendizagens, memória, motivação, atitudes e tomadas de decisão.
Ter informações concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor permite que os gestores consigam desenhar os melhores produtos e serviços.
O QUE É UMA TENDÊNCIA ?
"Tendência é um direção ou sequência de eventos que ocorre em algum momento e promete durabilidade" (Kotler 1998)
Tendência é o movimento geral ou fluxo de um evento ou fenómeno ao longo do tempo. Enquanto as atitudes, perceções e comportamento vão evoluindo com os indivíduos, algumas tendências tornam-se parte de uma cultura e quando dura pelo menos 5-8 anos.
A IMPORTÂNCIAS DAS TENDÊNCIAS PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING
Antever tendências contribui para a criação de estratégias de marketing mais eficientes, já que ajuda a:
- Constatar possibilidades de mudança: este é um dos maiores desafios nas empresas. E, hoje, mais do que nunca, a capacidade de gestão da mudança tornou-se uma vantagem competitiva sustentável. Prever novos comportamentos e tendências de mercado pode fazer toda a diferença no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de novas campanhas.
- Estar um passo à frente da concorrência: Uma empresa, ao constatar tendências antes da concorrência, torna-se pioneira num novo e inexplorado mercado, logo a sua empresa conseguirá uma enorme vantagem competitiva.
- Corresponder às necessidades e desejos dos clientes: mudar características e atributos de produtos e serviços para acrescentar novos benefícios para os futuros consumidores não se faz da noite para o dia. Ao detectar tendências, as empresas podem preparar-se com antecedência e obter melhores resultados.
"Estratégias de como atingir o novo consumidor que podem te ajudar em 2022"
A tomada de decisão não é orientada somente pela qualidade, e sim pelo valor agregado do produto/serviço. Esse novo consumidor tem hábitos comportamentais imersos na tecnologia, quer estar no poder das suas decisões, e foca em uma boa experiência e atendimento personalizado das marcas, com quem tem uma relação muito mais próxima e engajada.
PUBLIEDITORIAL, dezembro 2021
" As tendências hoje, são uma mistura de memória e criatividade, uma forma de comunicar, um dialeto que se pode tornar numa linguagem universal, e o Coolhunting representa o espelho desta nova realidade em movimento, pronto para captar um sinal interessante, entendê‐lo e interpretá‐ lo e observar com atenção todos os elementos da música, literatura, moda, desporto e todos os sinais de mudanças presentes na sociedade. "
(Gentile, 2006: 46)
TENDÊNCIAS PÓS-COVID
- Com o início da pandemia, devido à COVID-19, diversas medidas tiveram de ser tomadas, mudando a vida da população mundial. O trabalho remoto passou a ser o dia a dia de muita gente, acabando-se por tornar um novo modo de vida. A dúvida de se voltar completamente para o local de trabalho ou permanecer em casa fazendo o teletrabalho, é uma dúvida bastante presente ainda nos dias de hoje e que muitas empresas se debatem sobre o mesmo. Diversos trabalhadores que começaram o trabalho remoto, adotaram estilos de vidas mais saudáveis, enquanto outros, aproveitam para conseguir trabalhar um pouco mais. Mas, a reflexão primordial destas empresas era esperado ser o apoio dos valores da empresa e a potencialidade dos seus trabalhador.
- Houve muitos relatos de uma "grande fuga" das cidades devido ao COVID-19, mas mudar-se da cidade durante uma pandemia pode ser um luxo limitado àqueles que podem facilmente trabalhar remotamente. A cidade é mais do que apenas um lugar para se viver, incorpora uma mentalidade única voltada para conveniência e diversidade. Durante o confinamento fomos forçados a adaptarmo-nos a uma nova maneira de viver que nos fez dar um passo para trás e perceber o que realmente importa para nós e o que nos traz alegria pode não ser o mesmo de antes. Por exemplo as noites com amigos transformaram-se em noites com a família; os bilhetes para o teatro e para concertos ao vivo foram reinvestidos em itens para as nossas casas.
- Outra tendência que tende cada vez mais a crescer, nos dias de hoje, é o crescimento das compras on-line. Devido ao isolamento social que nos vimos obrigados a cumprir, as compras on-line solidificaram-se. Assim, é importante que as empresas estejam atentas a esta nova tendência do comportamento do consumidor. Com o crescente aumento das variadas transformações digitais, sem dúvida que os recursos tecnológicos são meio de atender aos desejos dos consumidores.
TENDÊNCIAS ATUAIS, SEGUNDO A REVISTA MARKETEER :
- Digitalização a uma velocidade vertiginosa - os vários públicos passam a ter rápido acesso à informação e as relações entre clientes e marcas intensificam-se aumentando o foco em relacionamento e experiência;
- Rejeição de burocracias e procura de segurança - o consumidor atual foge de burocracias e prioriza segurança na hora de comprar. Além disso, quer ser ele a poder gerir o seu tempo e momento de compra dentro da sua maior conveniência;
- Qualidade e facilidade dos processos de compra - o consumidor actual é cheio de pressa e não tolera falhas. Exige qualidade e processos de compra céleres e fáceis;
- Quer fazer parte de uma comunidade e valoriza a opinião de terceiros - é um ser social altamente impactado por influenciadores. Procura ler avaliações de um produto ou serviço feitas por outros consumidores antes de ele próprio proceder à compra;
- Valoriza a comunicação pessoal - precisa de sentir que as marcas o conhece individualmente e compreende, que adaptam a oferta às suas necessidades e especificidades;
- Não conseguem viver sem telemóvel e WiFi - é uma tendência e uma exigência baseada na comodidade, conveniência e praticidade. E isso é o mínimo que as marcas precisam de entregar aos seus consumidores. O que vai muito além de sites e blogs responsivos;
- Consumo sustentável e consciente - é a grande moda actualmente e não pode ser ignorada pelas marcas. O consumidor envolve-se nos debates pelo consumo consciente e sustentável e o boom do digital a que assistimos vem facilitar cada mais esta faceta do consumidor;
- Geolocalização e pesquisas por voz - facilitam o imediatismo das pesquisas e a obtenção rápida de resultados.
COOLHUNTING
"As tendências hoje são uma mistura de memória e criatividade, uma forma de comunicar um dialeto que pode se tornar uma linguagem universal, e o Coolhunting representa o espelho desta nova realidade em movimento, pronto para captar um sinal interessante, entendê‐lo e interpretá‐lo e observar com atenção todos os elementos da música, literatura, moda, desporto e todos os sinais de mudanças presentes na sociedade." (Gentile, 2006: 46)
O QUE É O COOLHUNTING ?
O coolhunting é um método recente e inovador que visa constatar como a combinação de certas mudanças na sociedade pode levar a novas necessidades para nossos consumidores que, a priori, não são detectadas através de estudos tradicionais de pesquisa de mercado.
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DESTE MÉTODO :
Esta metodologia é essencial para todos os tipo de empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas. O seu custo não é muito elevado e mantém uma cobertura mais ampla, comparativamente a outros métodos de pesquisa de mercado.
Além disso, o Coolhunting e a pesquisa de tendências permitem-nos:
- Transformar ameaças em oportunidades e minimizar o seu impacto no negócio;
- Aproveitar as tendências para fins comerciais e económicos;
- Inovar e criar novos conceitos em marcas, produtos ou negócios;
- Lançar produtos/serviços de sucesso no mercado;
- Combinar as inovações da empresa com as tendências sociais;
- Liderar a inovação.
LET´S CATCH UP ?
- MORE THAN A SPACE : Depois de um período de stress constante devido ao trabalho em casa, houve necessidade de criar espaços que transmitissem calma criatividade para o interior. A utilização do paisagismo , por exemplo, no interior das lojas alimentares faz com que as pessoas consigam trabalhar, estudar ou até mesmo conviver em locais mais confortáveis e acolhedores
- RUN FROM NORMALITY : Com o surgimento da Covid-19, A máscara tornou-se um item essencial e obrigatório, e muitas situações do nosso dia-a-dia. E porque não adaptadas?
Hoje em dia, as máscaras personalizadas ganhar um enorme valor no mercado e foram várias utilizador que viram neste item uma possibilidade de negócio. Para além transmitirem um pouco da personalidade e gosto de cada um de nós, as máscaras personalizadas permitem a diminuição da poluição, visto que ao serem feitas de pano, possibilitam a sua lavagem e consequente reutilização. As máscaras personalizadas tornaram-se um item de moda e muitos cidadãos viram esta de uma forma diferente aos tempos difíceis com mais esperança e o amor!
- QR CODE : Hoje em dia, é nos possível observar os códigos QR em muitos locais, seja em espaços físicos ou, mesmo, em espaços da internet, com as mais diversas funções.
O principal uso desta tecnologia atualmente é o pagamento de compras. Este método permite aos usuários fazerem pagamentos a partir, única e exclusivamente, do seu telemóvel , ou mesmo de um apple watch, através da leitura do QR Code. Contudo, este método dispõe de muitas outras funções como: leitura de cardápios, visualização de vídeos/músicas, entrada eventos, etc. Este método ganhou ainda mais valor no mercado após o aparecimento da Có vi 19, a procura do consumidor por pagamento sem contacto disparou .